Bate Papo das Rádios LivresRádios no Rizoma
Rádio Muda Rádio Xibé Rádio Tarrafa Rádio Xiado Rádio Zapote Rádio Capivara Rádio Mangue Rádio Gralha Rádio Grimpa Rádio Pulga Rádio Voz da Ilha Rádio Grilo Rádio Interferência Rádio Várzea Rádio Tróia Rádio Filha da Muda Rádio Mosca Rádio Landell ARLA Radiola Rádio Ralacoco La Blanqueada FM Radiola DF Rádiofônica Rádio Caruncho Recent blog posts
|
Política Federal fecha a Rádio Filha da MudaNesta sexta, 26 de janeiro, a Rádio Livre Filha da Muda, localizada na Universidade Federal do Acre (UFAC), teve seus equipamentos apreendidos pela polícia federal. Os policiais chegaram à paisana e sem carros oficiais, tentando não chamar a atenção dos acadêmicos. Encontraram a rádio fechada, e abordaram programadores que chegavam sem se identificar, para conseguir acesso ao estúdio. Cerca de 30 estudantes, professores e membros da administração foram ao local para tentar evitar a apreensão, ou que fosse levado apenas o transmissor. A PF, que chegou a reunir 9 homens e inclusive o delegado, acabou resolvendo levar todos os equipamentos: transmissor, mesa de som, compressor e computador. Ação ilegal, pois a atual legislação não permite apreensão de equipamentos. A polícia apresentou um mandado do juiz federal Alysson Maia Fontenele, alegando que foi registrada a denúncia de interferência em rádios patrulha e ambulâncias num raio de 8 km. O argumento causou estranheza em todos, já que o transmissor possui apenas 25 watts e é homologado pela Anatel, ou seja, possui qualidade técnica garantida pela agência, não podendo causar interferências. Na ausência do reitor, quem autorizou a entrada da polícia federal foi a vice-reitora Olinda Batista, que se posicionou favorável ao fechamento da rádio até mesmo perante a grande mídia, que em seus noticiários atacou a rádio. O Conselho Universitário da UFAC reagiu com uma nota de repúdio à ação da PF e da Justiça Federal, na qual destaca que "É NOSSO DEVER NÃO NOS ESQUECERMOS JAMAIS DE QUE FOI PELA FALTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE SE CONSTITUIU O AMBIENTE FAVORÁVEL AO GOLPE DE 1964". A rádio vem funcionando desde março de 2006, sendo gerida pela participação direta, coletiva e horizontal de todos os programadores. Está aberta à entrada de qualquer pessoa, contando atualmente com cerca de 20 programadores e 10 programas, além das dezenas de pessoas que fazem participações esporádicas diariamente, usando os "microfones abertos à população". Desde que começou a funcionar, tem sido uma importante forma de comunicação na comunidade, ajudando ainda a aproximar a comunidade da Universidade, que assim se torna mais democrática. Assista o vídeo: http://brasil.indymedia.org/media/2007/01//371782.wmv
|
User loginNavigationOuça as Rádios |
Comments
Editorial do Centro de Mídia Independente
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/01/371794.shtml
Nota de repúdio do Conselho Universitário da UFAC
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre, órgão deliberativo máximo da instituição, pautado em uma trajetória institucional na qual sempre se deram debates no sentido do fortalecimento e defesa da Universidade pública, tendo como alguns elementos norteadores o pluralismo de idéias, o direito à livre expressão, princípio constitucional, vem a público repudiar a intervenção em seu espaço acadêmico ocorrido no dia 26 de janeiro de 2007, pela Polícia Federal, sob a determinação de um mandado judicial de busca e apreensão de equipamentos de uso exclusivo da Rádio Livre Filha da Muda, que opera na freqüência 105,7, com transmissor devidamente registrado pelo produtor junto à ANATEL.
O mandado de segurança é um instrumento conquistado pela luta da sociedade civil organizada nos momentos de ditadura vividos nas últimas décadas, e hoje é usado, sob vários pretextos, contra a sociedade que o conquistou. É NOSSO DEVER NÃO NOS ESQUECERMOS JAMAIS DE QUE FOI PELA FALTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE SE CONSTITUIU O AMBIENTE FAVORÁVEL AO GOLPE DE 1964.
Esse mesmo instrumento conquistado pelo movimento democrático do Estado de Direito está, hoje, e neste caso, a serviço das forças reacionárias que não têm outro objetivo senão impedir as condições de acesso a informações livremente elaboradas pelos movimentos populares, como ocorre na Rádio Filha da Muda, meio de comunicação norteado pelo conceito de microfone livre para a manifestação de qualquer membro da sociedade. Corremos o risco de reviver o passado, calando politicamente os movimentos sociais em nome de razões meramente técnicas. O Estado, por força do poder do capital, opera garantindo direito às grandes corporações e impede, por determinação judicial, a liberdade de expressão das minorias, justamente aquelas que não têm acesso ao poder monopolista do grande capital.
Cabe a pergunta: de fato essa rádio ameaçava à segurança dos sistemas de comunicação formalmente instituídos que se utilizam dessa modalidade de comunicação? Existe algum laudo técnico pericial devidamente capaz de demonstrar que a Rádio Livre Filha da Muda estivesse interferindo nos demais meios de comunicação?
Sem essas respostas, só podemos deduzir que essa atitude é arbitrária e que só encontra justificativa num estado de opressão, medo e terror imposto pelos que detêm o poder aos que lutam pelas liberdades individuais e coletivas. O Conselho Universitário alerta que, sob o pressuposto de razões de ordem técnica, que precisam ser apuradas, retiram-se direitos duramente conquistados pelas lutas democráticas nas últimas décadas.
Este Conselho repudia e se manifesta frontalmente contra essa decisão, apelando para a consciência de todos aqueles que defendem um estado democrático, verdadeiramente livre e socialmente justo.
http://filhadamuda.radiolivre.org/node/21
informação
acabei de ler... o delegado, acabou resolvendo levar todos os equipamentos: transmissor, mesa de som, compressor e computador. Ação ilegal, pois a atual legislação não permite apreensão de equipamentos.
mais a onde esta escrito na legislação... gostaria de obter uma copia da atual legislação q diz isso...não permite apreensão de equipamentos.
obrigado e estamos torcendo pela volta da emissora
renato junior renatojuniorfm@hotmail.com