Perguntas mais frequentes no radiolivre.org

Se esta é a primeira vez que você entra neste site, por favor leia isto antes de postar qualquer coisa. Clique em leia mais para ver o resto do artigo.

Este site pretende ser uma ferramenta para a formação de uma rede de rádios livres e comunitárias, onde todas as pessoas possam compartilhar experiências, conhecimentos e material, de textos e imagens até áudios. Também pode ser o espaço para trocas de equipamento. É claro que no que este site se torna-rá depende dos seus usuários e usuárias.

Por isso, antes de fazer uma pergunta, verifique se a mesma já foi feita e respondida numa outra ocasião (veja a seção Perguntas Mais Frequentes, no fim do texto). Valorize as postagens já existentes, usando a busca e fazendo comentários, ao invés de criar novas postagens com os mesmos assuntos. Também há uma página de ajuda que trata do funcionamento do site.

POR FAVOR: NÃO PUBLIQUE PROPAGANDA E NÃO FAÇA SPAM. TENHA EM MENTE QUE ESTE SITE É UMA FERRAMENTA DA REDE DE RÁDIOS LIVRES E NÃO UM BALCÃO DE ANÚNCIOS OU SITE DE ENCONTROS.

Perguntas Mais Frequentes

Estas são as perguntas mais frequentes que chegam até este site. É claro que suas respostas não estão muito completas. Se você acha que elas não esclarecem muito, deixe um comentário :)

1 Como faço uma transmissão de rádio pela internet?
2 Como faço para ouvir uma transmissão pela internet?
3 Preciso de um servidor pra transmitir minha webradio, onde consigo isso?
4 Como faço para montar uma rádio livre ou comunitária em minha cidade?
5 Qual a diferença entre uma rádio livre e uma comunitária?
6 Qual a legislação que devo seguir?
7 Preciso de um programa de automação pra minha rádio. Onde consigo?

Respostas às Perguntas Mais Frequentes

1 Como faço uma transmissão de rádio pela internet?

Existe um manual quase completo sobre transmissões pela internet aqui. Ele cobre muito bem os aspectos teóricos de uma transmissão e dá boas sugestões sobre o equipamento a ser utilizado. Ele só está um pouco incompleto na parte dos softwares e de servidores.

2 Como faço para ouvir uma transmissão pela internet?

Para ouvir uma rádio via internet, consulte esta seção do Manual. Basicamente você precisa de um programa como o Zinf ou o XMMS ou o Winamp para ouvir uma transmissão desse tipo. Na maioria dos computadores, basta que você clique sobre o link da transmissão ou então cole o endereço da mesma no seu programa de reprodução.

3 Preciso de um servidor pra transmitir minha webradio, onde consigo isso? O radiolivre.org oferece esse serviço?

Você precisará de um servidor para transmitir sua webradio desde que ela tenha muitos ouvintes e/ou você use conexão discada à internet. Se você tem banda larga, experimente primeiro rodar seu próprio servidor, e quando estiver com mais de 10 ouvintes simultâneos, procure por um servidor ou monte um array de servidores. Para montar seus próprios servidores, leia o manual Montando um Servidor de Webradio.

Infelizmente a internet perdeu muito de seus serviços que nos primórdios eram gratuitos. Hoje, existem poucos servidores que oferecem transmissão de webradio para qualquer pessoa, e os serviços pagos são muito caros e utilizam péssimas plataformas de software.

O radiolivre.org possui dois servidores de webradio, porém nossa atual limitação de recursos impede que disponibilizemos o serviço indiscriminadamente. Por isso, atualmente só fazemos transmissões de rádios livres e comunitárias com as quais temos algum contato. Portanto, antes de pedir uma conexão, apresente o projeto da sua rádio e possivelmente faremos uma parceria.

4 Como faço para montar uma rádio livre ou comunitária em minha cidade?

Para montar uma rádio livre ou comunitária, a primeira coisa é se juntar a outras pessoas interessadas nesse mesmo projeto. Então, vocês precisam correr atrás de equipamento, local para transmitir e sobretudo conhecimento na área de rádios livres e comunitárias.

O equipamento básico é mixer, tocador de cds, vinil, tape, amplificador, microfone, caixas de som, talvez um equalizador, transmissor, antena e fonte. Todos são de fácil aquisição, à exceção do transmissor e da antena, os quais você pode pesquisar pela internet, mas de preferência compre pessoalmente e antes disso faça testes e conheça bem a pessoa ou a empresa que for te vender. Se possível, arrume um técnico da área para auxiliar na compra, instalação e manutenção do equipamento.

Se você está dentro de uma Universidade, talvez este comentário ajude.

O conhecimento que você precisará juntar diz respeito às formas de organização e de comunicação possíveis numa rádio livre ou comunitária, bem como os aspectos legais envolvidos e a repressão por parta da Polícia Federal e da Anatel. O próximo tópico aborda a diferença entre rádios livres e comunitárias e a legislação pertinente ao assunto.

Para mais informações, leia a Carta às Rádios Livres.

5 Qual a diferença entre uma rádio livre e uma comunitária?

As definições de rádio livre e rádio comunitária variam de pessoa pra pessoa, mas em certo sentido a distinção está na busca ou não pela legalização.

6 Qual a legislação que devo seguir?

Leia a resposta anterior.

7 Preciso de um programa de automação pra minha rádio. Onde consigo?

O radiolivre.org não é um site para divulgação de softwares cr4ckeados e afins. O radiolivre encoraja a utilização de software livre, como o GNU/Linux.

Se você quer automatizar sua rádio, experimente o RadioU.

Live radio directory

Name Genre Description Type Bit rate Current track Listeners Ouvir
((RUA)) mocambola Radio Livre do Mercado Sul Ogg 96k Ricardo Lemvo & Makina Loca - Manuela 2 Ouça
radio zumba Various comunitaria MP3 20k Ouça
Radio Livre Capivara livre livre Ogg 96k Ouça